17/07/2023
A sociedade contemporânea vive tempos de forte pressão. Vários são os compromissos que sufocam e tornam os dias cada vez mais curtos. Sob constante pressão, as pessoas estão cada vez mais vivendo de forma automática, não lhes sobra tempo para suprir as próprias necessidades e desejos, o que as fazem deixar de olhar para si e para suas questões mais profundas, a fim de suprir as demandas sociais que lhes consomem dia após dia. Em razão disso, começam a surgir os primeiros sintomas de estresse e ansiedade, momento em que o sujeito se depara com a necessidade de se consultar com um profissional de psicologia, mas só de imaginar em assumir mais um compromisso semanal, que terá de enfrentar deslocamentos desgastantes, trânsito caótico, o que consequentemente elevará ainda mais o seu cansaço, de imediato o sujeito desanima e tenta seguir com a vida procrastinando mais uma vez sua necessidade, o que intensificará os seus sintomas iniciais.
O avanço tecnológico vem trazendo facilitações na vida das pessoas e a psicologia não poderia ficar inerte a essa nova realidade. Ao longo dos últimos anos o conselho federal de psicologia (CFP), vem aos poucos, flexibilizando os atendimentos a distância, no entanto essa prática tomou uma proporção colossal durante o período de isolamento social, em tempos de pandemia do Covid-19.
Para realizar atendimentos on-line o psicólogo deverá estar devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Psicologia, além de possuir cadastro no sistema E-psi do CFP. Os atendimentos poderão ocorrer por telefone, sms, E-mail, contudo o método mais utilizado pelos profissionais da área é através de vídeo conferência, por ser uma modalidade que mais se aproxima do atendimento presencial, pois o fato de estar vendo o paciente através da câmera, apesar da distância, é possível observar as expressões faciais, as reações, os movimentos e olhares do paciente durante as sessões, detalhes enriquecedores que não devem passar desapercebidos no contexto terapêutico. A psicoterapia on-line não é recomendada para situações de desastre, violência psicológica ou física e para os casos graves que representem risco de suicídio.
Apesar da resistência apresentada por profissionais e pacientes, a psicoterapia on-line produz os mesmos efeitos da psicoterapia presencial, pois o que faz a diferença nos resultados dos atendimentos é o grau de comprometimento que o paciente tem com seu processo de cura. Essa modalidade proporciona acessibilidade às pessoas que possuem limitações físicas ou mentais, traz a comodidade de se realizar as consultas de onde estiver, sem se preocupar com deslocamentos desgastantes e rompendo as barreiras geográficas que impediam a contratação de um profissional que se encontra do outro lado do mundo. Para que tudo isso se torne possível, basta ter um computador ou smartphone com acesso a internet, encontrar um lugar tranquio, confortável e livre dos ruídos que possam interferir nas sessões.
Confie nas mudanças que a vida nos traz, tudo faz parte de um processo de evolução.
Texto de autoria da psicóloga Érika Marques Psicóloga - CRP 06/162144